g1

globoesporte

gshow

vídeos

Queda de cabelo e unhas quebradiças? Pode ser falta de Colágeno e Ácido Hialurônico

Fórmula que é febre entre as mulheres, antes disponibilizada somente nos Estados Unidos, agora é liberada pela ANVISA também no Brasil.

Por G1

07/07/2021 | 10h23 – Atualizado em 19/07/2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Um dos problemas mais frequentes com o avanço da idade é a percepção de queda ou enfraquecimento dos fios de cabelos e unhas. O problema pode ter diversas causas, mas uma muito frequente é a perda natural de colágeno em nosso organismo.

Os cabelos e as unhas são dois elementos muito importantes para a beleza das mulheres. Um cabelo volumoso, com brilho e aspecto saudável transmite uma sensação de autocuidado essencial para o bem-estar. 

As unhas compridas e bem cuidadas também revelam esse cuidado e atenção. 

Porém, com o passar dos anos, é comum que essas estruturas sofram mudanças naturais. No caso dos cabelos, a queda aumenta consideravelmente, deixando-os fracos e sem vida e as unhas tornam-se fracas, quebradiças e com textura semelhante a de um papel. 

Não é raro que essas duas condições sejam percebidas ao mesmo tempo. 

Esse é o assunto de hoje. Vamos falar sobre o que acontece para aumentar a queda de cabelo e fragilizar as unhas e o que você pode fazer para evitar e reverter esse problema. 

A importância do colágeno para ter cabelos e unhas saudáveis

Você já deve ter escutado falar que cabelos e unhas tem a queratina como base, certo? A queratina é muito importante para dar resistência, tanto aos fios de cabelo como às unhas. 

Mas o que talvez você não saiba é que o colágeno também é muito importante, pois ele é responsável por conferir elasticidade, resistência e flexibilidade aos cabelos, dando a eles o aspecto saudável que é tão desejado. 

Outra função do colágeno nos cabelos é criar uma espécie de película protetora no entorno da fibra capilar, que protege os fios da ação do sol, do vento e da chapinha e do secador. 

O mesmo acontece com as unhas. O colágeno ajuda a fortalecer, reduzindo as quebras e aumentando a velocidade de crescimento. 

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína de rápida absorção, produzida naturalmente pelo nosso organismo que é responsável por diversas funções importantes e pela manutenção de estruturas do corpo. Ele é a proteína mais abundante do corpo, sendo cerca de 30% do total de proteínas.  

O colágeno contribui para a elasticidade e resistência da pele, faz parte da constituição das fibras de sustentação dos tecidos do corpo, como os ossos, músculos, tendões e articulações, e ainda dos cabelos e das unhas. 

Para que o colágeno seja fabricado pelo nosso organismo é necessário que exista uma composição de vitaminas, como a vitamina C e A e também ácido hialurônico, outra substância natural do organismo que funciona como um estimulador de colágeno.

O colágeno e o ácido hialurônico juntos são responsáveis, entre outras coisas, pelo preenchimento entre as células e pela retenção de água, o que as mantém hidratadas.

Então por que os cabelos caem e as unhas ficam quebradiças? 

Porque, as células de queratina, que compõem grande parte das estruturas das unhas e dos fios do cabelo, dependem da retenção de água e de sais minerais para desempenharem sua função. 

E, a partir dos 25 anos de idade, o nosso organismo começa a diminuir a produção natural de ácido hialurônico e segue reduzindo ao longo dos anos. A partir dos 30 acontece o mesmo com a produção de colágeno. 

Com o tempo, as quantidades desses dois importantes componentes para o organismo tornam-se insuficientes e os sinais de envelhecimento começam a ser percebidos. Dependendo dos hábitos diários, esse processo pode ser bem rápido. 

Quando os níveis de colágeno e ácido hialurônico tornam-se muito baixos, e não há a reposição suplementar, a pele perde a capacidade de reter água e começam a surgir sulcos entre as células, deixando-as menos flexíveis e menos capazes de absorver os nutrientes. 

Na pele isso pode ser percebido com o aparecimento das linhas de expressões e flacidez. Nos cabelos, a fibra capilar fica enfraquecida e cai ou quebra com mais facilidade. Nas unhas, elas também se enfraquecem, tornando-se quebradiças, manchadas, com ondulações, porosidade e demorando muito mais tempo para crescer. 

A alimentação como fonte de colágeno

Além da nossa própria capacidade de produção de colágeno, também é possível complementar nossa necessidade diária dessa proteína com a alimentação. 

Alimentos ricos em proteína, além de fornecerem colágeno, também oferecem aminoácidos importantes para ajudar o nosso organismo a fabricar a quantidade necessária diária no corpo. Outros são fontes de vitaminas que têm essa mesma função.

Esses alimentos são: carnes vermelhas e brancas, geleia de mocotó, ovos, peixes, queijo tipo cottage, iogurte desnatado, frutas cítricas e vermelhas, castanhas, aveia e soja. 

Nos primeiros anos de redução na produção de colágeno, a reposição através da alimentação pode ser suficiente, mas com o tempo e com a queda drástica na quantidade de colágeno e ácido hialurônico no organismo, é preciso pensar em suplementos alimentares específicos. 

Como fazer a suplementação de colágeno e ácido hialurônico adequadamente?

O ideal é que você procure um médico ou nutricionista para avaliar a necessidade de reposição, entretanto, em muitos casos, a baixa quantidade de colágeno é visível na pele. 

Hoje existem diversas maneiras de repor o colágeno no organismo. 

Para a pele já existem cremes e tratamentos específicos com produtos que estimulam a produção do colágeno pelo organismo no local. 

Também já existem produtos para os cabelos e unhas que contém colágeno em sua fórmula, mas a maneira mais eficiente é por meio da ingestão de cápsulas de suplementos, já que eles agem de dentro para fora e oferecem benefícios para todo o corpo. 

As cápsulas de ácido hialurônico têm alto poder antienvelhecimento, ajudando a reparar os tecidos e a manter a elasticidade da pele.

Além disso, as cápsulas de ácido hialurônico oferecem outros benefícios, como:

  • Reduzir a oleosidade da pele;
  • Tem poderosa ação antioxidante;
  • Rejuvenescimento da pele;
  • Melhora a flacidez geral do corpo;
  • Redução das manchas no rosto;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Redução das acnes e espinhas;
  • Ajuda a reduzir as olheiras;

Benefícios da suplementação de colágeno e ácido hialurônico para cabelos e unhas

Estudos já comprovaram que o uso contínuo por aproximadamente 6 semanas de suplementos de colágeno e ácido hialurônico é capaz de aumentar a espessura do fio de cabelo e a velocidade do crescimento em mais de 30%. 

Nas unhas, após 12 semanas de reposição contínua garante o seu fortalecimento, reduzindo a frequência da quebra e aumentando a taxa de crescimento. 

Na pele, os benefícios podem ser sentidos após 8 semanas de uso contínuo, percebendo a redução das rugas e linhas de expressão e um maior preenchimento da pele. 

Além disso, outro resultado importante é que os efeitos ainda são visíveis mesmo após ficar 30 dias sem ingerir o suplemento de colágeno e ácido hialurônico. 

Como escolher o melhor suplemento de colágeno e ácido hialurônico?

Eu indico o Hialuton Caps, que une o poder do ácido hialurônico com o colágeno e a vitamina C. Todos eles juntos ajudam a prevenir e a combater o envelhecimento precoce da pele, as celulites, as estrias e a flacidez.

A fórmula do Hialuton Caps foi criada por uma equipe de médicos especializada em envelhecimento da pele, e já foi testada e aprovada em mais de 20 países. No Brasil ela é aprovada pela ANVISA.

O Hialuton Caps deve ser usado duas vezes ao dia, sendo uma cápsula pela manhã, antes do café e uma à noite, antes do jantar. É recomendado também o uso contínuo do produto, pois os resultados podem variar de uma pessoa para outra.

Como é um produto 100% natural, não existem danos ou efeitos colaterais para o organismo.

Se você sofre com a queda de cabelo e com as unhas quebradiças, conheça mais sobre o Hialuton Caps, e elimine esse problema.

Reviva a sua beleza. 

138 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Beatriz Honório

Há 3 meses

Amo esse produtooo! Comprei a primeira vez quando visite a america em 2008.. Até comprei algumas vezes depois mas pra importar em dólar ficava muito caro! ainda bem que chegou aqui.. já vou olhar o site pra comprar

Amanda Henz

Há 3 meses

Eu também sempre importava e pagava caro, agora que a formulação chegou no Brasil fica muito mas fácil rs

Cristina Aparecida Garcia

Há 3 meses

Com 20 dias de uso eu já senti muita diferença, meu rosto está mais firme e as rugas estão sumindo, to me sentindo novinha

Roberta dos Santos

Há 2 meses

Comprei com a indicação da minha esteticista. Eu estava fazendo aplicação de Ácido Hialurônico local e por conta das dores não estava aguentando. Agora em cápsulas ficou tudo mais fácil. Gratidão aos desenvolvedores.

Este conteúdo não recebe mais comentários