g1

globoesporte

gshow

vídeos

Estrias: por que elas aparecem e como tratar?

Fórmula que é febre entre as mulheres, antes disponibilizada somente nos Estados Unidos, agora é liberada pela ANVISA também no Brasil.

Por G1

07/07/2021 | 10h23 – Atualizado em 19/07/2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

As estrias deixam marcas que podem causar vergonha em homens e mulheres. Depois de cicatrizada, é preciso se submeter a tratamentos estéticos para amenizar o problema, mas ações simples do dia a dia podem ajudar a prevenir o surgimento das estrias.

As estrias são um grande problema estético para a maioria das pessoas. As marcas, que podem ser brancas, vermelhas e até roxas, prejudicam a imagem e podem causar vergonha em quem as tem. 

E elas não têm critérios. Podem aparecer tanto em homens como em mulheres, de qualquer idade e ainda em qualquer parte do corpo.

Quer saber porque elas aparecem e o que você pode fazer para prevenir e também para amenizar o problema? Continue lendo esse artigo até o final.

As estrias são um grande problema estético para a maioria das pessoas. As marcas, que podem ser brancas, vermelhas e até roxas, prejudicam a imagem e podem causar vergonha em quem as tem. 

E elas não têm critérios. Podem aparecer tanto em homens como em mulheres, de qualquer idade e ainda em qualquer parte do corpo.

Quer saber porque elas aparecem e o que você pode fazer para prevenir e também para amenizar o problema? Continue lendo esse artigo até o final.

O que são e como se formam as estrias?

As estrias são pequenas cicatrizes na pele, causadas pelo estiramento rápido da pele. Elas surgem quando as fibras elásticas e colágenas, que são responsáveis pela firmeza da pele, se rompem. 

Elas aparecem com frequência na barriga e nos seios durante a gravidez, justamente pelo aumento rápido. Mas também podem surgir em adolescentes, por causa do crescimento ou em pessoas de qualquer idade quando ganham muito peso rapidamente.

Os locais mais comuns  de aparecer estrias no corpo são, barriga, seios, quadril, laterais do corpo e nas costas. 

No início as cicatrizes coçam muito e a pele começa a formar pequenas lesões, como se fossem fios roxos ou vermelhos. Com o tempo essas lesões aumentam e tornam-se brancas. 

Tipos de estrias

As estrias podem ser roxas, vermelhas ou brancas e o tratamento deve ser indicado de acordo com o tipo delas. 

As estrias vermelhas têm essa cor por causa do rompimento dos capilares sanguíneos. Elas possuem uma alta capacidade de regeneração e alguns tratamentos são bastante eficientes. 

As estrias roxas já estão em fase intermediária, um pouco mais avançadas do que as vermelhas, mas ainda não estabelecidas como as brancas. 

Já as estrias brancas têm essa cor porque não recebem mais irrigação sanguínea. Nesse tipo a cicatriz já está formada, e indica que a capacidade de regeneração celular é bem pequena. 

Tratamentos indicados para cada tipo de estria

Estrias vermelhas – são lesões recentes e podem ser solucionadas com uma hidratação intensiva e produtos cicatrizantes. Nessa fase é que acontece uma coceira forte, mas o indicado não coçar, pois isso agrava as lesões. 

Estrias roxas – O tratamento das estrias roxas inclui a esfoliação da pele com bucha vegetal ou cremes esfoliantes. Além disso, é indicado usar também um bom creme para estrias, prescrito por um dermatologista. A aplicação deve ser diária até que as estrias desapareçam. Mas é essencial que haja um cuidado contínuo para manter a pele sempre muito bem hidratada.   

Estrias brancas – O tratamento das estrias brancas inclui tudo o que já foi falado anteriormente, hidratação e esfoliação, e ainda recorrer a tratamentos estéticos indicados por um profissional. Os mais utilizados são peeling com ácido retinóico, laser de CO2 ou luz pulsada, dermoabrasão, intradermoterapia, galvanoterapia, entre outros. 

Todos esses tratamentos ajudam a estimular a circulação sanguínea no local, favorecendo a renovação celular e a produção de colágeno no local.

É possível prevenir o aparecimento das estrias?

Sim, é possível. A maior ou menor propensão ao aparecimento das estrias está relacionado ao tipo e às condições da pele. 

A melhor maneira de prevenir o surgimento das estrias é manter um cuidado contínuo de hidratação da pele. Em períodos em que é esperado um crescimento rápido, como a gravidez, o cuidado deve ser ainda maior, com a aplicação de cremes e óleos diariamente. 

O colágeno e as estrias

Outra forma de prevenir o surgimento das estrias na pele é a suplementação de colágeno no organismo. 

O colágeno é uma proteína de rápida absorção, produzida naturalmente pelo nosso organismo que é responsável por diversas funções importantes e pela manutenção de estruturas do corpo. Ele é a proteína mais abundante do corpo, sendo cerca de 30% do total de proteínas.  

O colágeno contribui para a elasticidade e resistência da pele, faz parte da constituição das fibras de sustentação dos tecidos do corpo, como os ossos, músculos, tendões e articulações, e ainda dos cabelos e das unhas. 

Como já foi explicado, as estrias surgem justamente da falta de flexibilidade das fibras celulares. Quando elas esticam rapidamente, acabam quebrando e causando lesões. 

Sendo assim, quando o organismo possui a quantidade ideal de colágeno, o risco de sofrer com as estrias é bem menor. 

O problema é que, apesar de ser produzido naturalmente pelo organismo, o colágeno tem uma queda de produção a partir dos 30 anos de idade. Com isso, a pele perde a flexibilidade e a firmeza. 

Outra substância que é muito importante para o organismo e para a prevenção das estrias é o ácido hialurônico. Ele é responsável pela capacidade das células em reter água e, junto com algumas vitaminas, pela estimulação do colágeno. 

Porém, assim como o colágeno, o organismo reduz sua produção de ácido hialurônico a partir dos 25 anos de idade. 

Com o tempo, a queda na quantidade de colágeno e ácido hialurônico se torna importante e a pele dá os seus primeiros sinais de envelhecimento. Ela fica mais fina e ressecada, flácida e perde a flexibilidade. 

Nessas condições, o aumento de peso ou mesmo o estado de gravidez fazem surgir as tão temidas estrias. 

Sendo assim, uma das formas mais eficientes de prevenir o aparecimento das estrias é por meio da reposição de colágeno e ácido hialurônico com suplementos alimentares. 

Como suplementar o colágeno e o ácido hialurônico?

Hoje existem diversas maneiras de repor o colágeno no organismo. 

Para a pele já existem cremes e tratamentos específicos com produtos que estimulam a produção do colágeno pelo organismo no local, mas a maneira mais eficiente é por meio da ingestão de cápsulas de suplementos, já que eles agem de dentro para fora e oferecem benefícios para todo o corpo. 

As cápsulas de ácido hialurônico têm alto poder antienvelhecimento, ajudando a reparar os tecidos e a manter a elasticidade da pele.

Além disso, as cápsulas de ácido hialurônico oferecem outros benefícios, como:

  • Reduzir a oleosidade da pele;
  • Tem poderosa ação antioxidante;
  • Rejuvenescimento da pele;
  • Melhora a flacidez geral do corpo;
  • Redução das manchas no rosto;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Redução das acnes e espinhas;            
  • Ajuda a reduzir as olheiras;

Estudos ainda indicam que a ingestão de suplementos de colágeno e ácido hialurônico contínua durante 8 semanas é suficiente para começar a sentir os primeiros sinais de melhora na pele. 

Mas como o problema é contínuo, a suplementação também deve ser, para manter os resultados. 

Existem muitos produtos de ácido hialurônico, mas qual escolher?

Eu indico o Hialuton Caps, que une o poder do ácido hialurônico com o colágeno e a vitamina C. Todos eles juntos ajudam a prevenir e a combater o envelhecimento precoce da pele, as celulites, as estrias e a flacidez.

A fórmula do Hialuton Caps foi criada por uma equipe de médicos especializada em envelhecimento da pele, e já foi testada e aprovada em mais de 20 países. No Brasil ela é aprovada pela ANVISA.

O Hialuton Caps deve ser usado duas vezes ao dia, sendo uma cápsula pela manhã, antes do café e uma à noite, antes do jantar. É recomendado também o uso contínuo do produto, pois os resultados podem variar de uma pessoa para outra.

Como é um produto 100% natural, não existem danos ou efeitos colaterais para o organismo.

Se você quer prevenir o aparecimento das estrias, conheça mais sobre o Hialuton Caps, e aproveite também os efeitos benéficos para outros problemas como as rugas e os pés de galinha. 

Reviva a sua beleza.

138 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Beatriz Honório

Há 3 meses

Amo esse produtooo! Comprei a primeira vez quando visite a america em 2008.. Até comprei algumas vezes depois mas pra importar em dólar ficava muito caro! ainda bem que chegou aqui.. já vou olhar o site pra comprar

Amanda Henz

Há 3 meses

Eu também sempre importava e pagava caro, agora que a formulação chegou no Brasil fica muito mas fácil rs

Cristina Aparecida Garcia

Há 3 meses

Com 20 dias de uso eu já senti muita diferença, meu rosto está mais firme e as rugas estão sumindo, to me sentindo novinha

Roberta dos Santos

Há 2 meses

Comprei com a indicação da minha esteticista. Eu estava fazendo aplicação de Ácido Hialurônico local e por conta das dores não estava aguentando. Agora em cápsulas ficou tudo mais fácil. Gratidão aos desenvolvedores.

Este conteúdo não recebe mais comentários