g1

globoesporte

gshow

vídeos

Celulite: por que ela aparece e o que fazer para amenizar?

Fórmula que é febre entre as mulheres, antes disponibilizada somente nos Estados Unidos, agora é liberada pela ANVISA também no Brasil.

Por G1

07/07/2021 | 10h23 – Atualizado em 19/07/2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Um dos principais problemas de beleza que afetam a autoestima feminina é a famosa celulite. 

A aparência ondulada da pele, parecida com uma casca de laranja, que normalmente se forma nas coxas, quadris, barriga e bumbum fazem as mulheres se submeterem a procedimentos estéticos, muitas vezes invasivos e perigosos. 

Mas, é importante entender por que a celulite surge para identificar formas mais eficientes e seguras de evitar amenizar ou até combater a celulite do corpo. E é isso que vamos fazer aqui neste artigo.

 

O que é celulite?

Celulite é um nome popular para a lipositrofia ginóide, ou simplesmente, um depósito de gordura sob a pele que causa uma inflamação do tecido celular. Ela afeta cerca de 85% das mulheres após com mais de 20 anos de idade, e raramente é encontrada no corpo masculino.    

A celulite não é considerada uma doença, mas sim uma condição estética e, apesar de estar relacionada com gordura, nem sempre a pessoa é obesa ou está acima do peso. Muitas mulheres magras têm celulites em partes específicas do corpo.

O que causa celulite? 

Não existe um consenso sobre a causa da celulite. Alguns estudos indicam fatores hereditários, gênero, cor da pele (mulheres com pele branca têm maior incidência), biotipo corporal, etc. 

O que se sabe é que os “buracos” da celulite são formados por causa da saliência da gordura abaixo da pele. 

Alterações hormonais e a má alimentação, como o excesso de açúcar e de carboidratos, também podem favorecer o aparecimento da celulite. Um dos fortes candidatos a causar a celulite é o estrógeno, um hormônio feminino, o que justificaria a maior incidência nas mulheres.

Existem graus de celulite, que são classificados de acordo com o número e a profundidade das depressões, a presença e o aspecto das áreas mais elevadas e a presença de flacidez. 

Ela pode ser leve, moderada ou grave. Nos casos mais graves a celulite pode até causar dor, pois comprime as terminações nervosas locais. 

Como evitar o aparecimento da celulite?

A melhor forma de evitar o aparecimento da celulite é ter hábitos saudáveis. A alimentação rica em proteínas e fibras, o alto consumo de água, a prática frequente de atividades físicas ajudam a manter o peso ideal e a reduzir a incidência de celulites, ou pelo menos, mantê-las no grau mais leve. 

O cuidado precisa ser constante e contínuo, já que as celulites são progressivas, ou seja, quanto mais condições favoráveis à formação delas, maior será a incidência no corpo. 

Qual é a relação entre a celulite e a falta de colágeno?

Como já vimos, a celulite é formada com o aumento da gordura logo abaixo da pele. Entretanto, a condição da pele acima desse depósito de gordura pode intensificar ou não a aparência de “casca de laranja”.

E é aí que entra o colágeno e não só ele, também o ácido hialurônico. 

Essas duas substâncias são naturais e estão presentes no nosso organismo. O colágeno é uma das principais proteínas, representando cerca de 30% do total. Ele é responsável pela elasticidade e firmeza da pele. 

O ácido hialurônico, juntamente com algumas vitaminas, estimulam a formação do colágeno no organismo. Além disso, ele é responsável pela capacidade de retenção de água nas células. 

Os dois juntos, preenchem os espaços entre as células, mantendo a pele com aspecto liso e uniforme. 

O problema é que o nosso organismo reduz a produção de colágeno e ácido hialurônico, gradualmente, a partir dos 25 anos de idade.

Com o tempo, a quantidade dessas substâncias torna-se insuficiente e as células perdem a capacidade de reter água e de serem flexíveis. 

No rosto, pescoço e nas mãos, começam a surgir rugas e linhas de expressão, pois a pele não consegue mais esticar e voltar ao estado normal. 

E nos locais do corpo onde se concentram os depósitos de gordura, os “buracos” tornam-se ainda mais evidentes.  

Como tratar a celulite

Existem muitos tratamentos estéticos que prometem reduzir ou eliminar a celulite, como os que usam radiofrequência, laser, endermologia, lipocavitação, entre outros. Mas normalmente eles são bastante caros e invasivos, fazendo a mulher correr riscos de saúde. 

As massagens também são bastante benéficas, pois agem quebrando as moléculas de gordura. 

Existem, porém, algumas formas de minimizar a aparência de “casca de laranja” com o aumento do consumo de determinados tipos de alimentos e de suplementos de colágeno e ácido hialurônico

Na alimentação, o ideal é aumentar o consumo de:

Carnes vermelhas e outros alimentos ricos em ferro – O ferro ajuda a melhorar a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de nutrientes e oxigênio nas células.

Alimentos ricos em fibras – As fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino, ajudando a limpar as toxinas. Além disso, elas ajudam a reduzir o apetite, facilitando o controle do peso. 

Também é importante mudar alguns hábitos como:

Reduzir o consumo de sal – O sal favorece a retenção de líquidos, ajudando no agravamento da celulite. Substitua o sal em excesso por ervas e especiarias, limão e azeite. Evite o consumo de alimentos industrializados, pois eles têm alto teor de sódio. 

Estimular a circulação sanguínea – A corrente sanguínea é responsável por levar oxigênio para as células, o que favorece o bom funcionamento do sistema linfático. Você pode fazer isso com a prática de atividades físicas e com massagens. 

Suplementar o colágeno e o ácido hialurônico perdidos – A ingestão de suplementos de colágeno e ácido hialurônico garante que a pele estará nutrida adequadamente e assim, a aparência da celulite será amenizada. 

Aumente o consumo de água – A água é essencial para a saúde das células e o consumo em quantidade adequada ajuda a reduzir a retenção de líquidos

O que são os suplementos de colágeno e ácido hialurônico?

Hoje em dia já podem ser encontrados suplementos alimentares de colágeno, ácido hialurônico e compostos de vitaminas que repõem as quantidades diárias necessárias dessas substâncias no organismo.  

As cápsulas de ácido hialurônico têm alto poder antienvelhecimento, ajudando a reparar os tecidos e a manter a elasticidade e a hidratação da pele, favorecendo a redução do aspecto de casca de laranja causado pela celulite.

Além disso, as cápsulas de ácido hialurônico oferecem outros benefícios, como:

  • Reduzir a oleosidade da pele;
  • Tem poderosa ação antioxidante;
  • Rejuvenescimento da pele;
  • Melhora a flacidez geral do corpo;
  • Redução das manchas no rosto;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Redução das acnes e espinhas;
  • Ajuda a reduzir as olheiras;

Estudos ainda indicam que a ingestão de suplementos de colágeno e ácido hialurônico contínua durante 8 semanas é suficiente para começar a sentir os primeiros sinais de melhora na pele. 

Mas como o problema é contínuo, a suplementação também deve ser para manter os resultados.  

O que são as cápsulas de ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um ativo natural, produzido pelo nosso organismo, que possui propriedades hidratantes e que auxilia na produção do colágeno.

Ele ajuda a preencher os espaços entre as células, mantendo a pele tonificada e mais forte. As moléculas de ácido hialurônico retém grande quantidade de água, mantendo a firmeza da pele.

Com a diminuição dessa produção, que acontece naturalmente a partir dos 25 anos de idade, a pele se torna flácida e as rugas e pés de galinha podem aparecer.

Sendo assim, a reposição do ácido hialurônico é necessária para a manutenção da beleza, agindo tanto como prevenção – para retardar a perda da firmeza da pele, como no tratamento – oferecendo novamente à pele a hidratação cutânea necessária.

O ácido hialurônico pode ser encontrado de diferentes formas, como em gel para ser injetado na pele e também em cremes dermocosméticos. Mas a forma mais prática e eficiente é em cápsulas.

As cápsulas de ácido hialurônico têm alto poder antienvelhecimento, ajudando a reparar os tecidos e a manter a elasticidade da pele.

Além disso, as cápsulas de ácido hialurônico oferecem outros benefícios, como:

  • Reduzir a oleosidade da pele;
  • Tem poderosa ação antioxidante;
  • Rejuvenescimento da pele;
  • Melhora a flacidez geral do corpo;
  • Redução das manchas no rosto;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Redução das acnes e espinhas;
  • Ajuda a reduzir as olheiras;

Existem muitos produtos de ácido hialurônico, mas qual escolher?

Eu indico o Hialuton Caps, que une o poder do ácido hialurônico com o colágeno e a vitamina C. Todos eles juntos ajudam a prevenir e a combater o envelhecimento precoce da pele, as celulites, as estrias e a flacidez.

A fórmula do Hialuton Caps foi criada por uma equipe de médicos especializada em envelhecimento da pele, e já foi testada e aprovada em mais de 20 países. No Brasil ela é aprovada pela ANVISA.

O Hialuton Caps deve ser usado duas vezes ao dia, sendo uma cápsula pela manhã, antes do café e uma à noite, antes do jantar. É recomendado também o uso contínuo do produto, pois os resultados podem variar de uma pessoa para outra.

Como é um produto 100% natural, não existem danos ou efeitos colaterais para o organismo.

Se você sofre com as celulites e deseja reverter ou amenizar esse problema, conheça mais sobre o Hialuton Caps, e elimine também as rugas e os pés de galinha. 

Reviva a sua beleza.

138 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Beatriz Honório

Há 3 meses

Amo esse produtooo! Comprei a primeira vez quando visite a america em 2008.. Até comprei algumas vezes depois mas pra importar em dólar ficava muito caro! ainda bem que chegou aqui.. já vou olhar o site pra comprar

Amanda Henz

Há 3 meses

Eu também sempre importava e pagava caro, agora que a formulação chegou no Brasil fica muito mas fácil rs

Cristina Aparecida Garcia

Há 3 meses

Com 20 dias de uso eu já senti muita diferença, meu rosto está mais firme e as rugas estão sumindo, to me sentindo novinha

Roberta dos Santos

Há 2 meses

Comprei com a indicação da minha esteticista. Eu estava fazendo aplicação de Ácido Hialurônico local e por conta das dores não estava aguentando. Agora em cápsulas ficou tudo mais fácil. Gratidão aos desenvolvedores.

Este conteúdo não recebe mais comentários